Reconhecimento no anuário de sustentabilidade da S&P Global reforça o compromisso da companhia com performance sustentável
20/02/2026 at 07:22 | Updated 20/02/2026 at 16:47
A AXIA Energia foi reconhecida no S&P Global Sustainability Yearbook 2026, que destaca as empresas com melhor desempenho em sustentabilidade no mundo. Entre 210 empresas avaliadas no segmento de energia elétrica global, a AXIA conquistou a 26ª posição, evidenciando evolução consistente em sua estratégia ESG e na capacidade de demonstrar suas práticas com eficiência e transparência.
O desempenho da AXIA reflete aprimoramento de processos e fortalecimento da governança, com contribuições de áreas como Riscos, Compliance, Segurança da Informação, Suprimentos e Clima & Natureza.
“A sustentabilidade é transversal, por isso o mérito é da empresa como um todo. Com eficiência, integridade e compromisso contínuo, a AXIA consolida seu papel como referência no setor de energia.”, afirma Liana Hamman, gerente de Desempenho ESG, destacando que a atuação integrada reforça o pilar de performance sustentável da companhia.
Evolução nos indicadores-chave
A companhia elevou sua pontuação geral de 69 para 71 no questionário Corporate Sustainability Assessment (CSA), impulsionada por avanços em indicadores-chave como Risk & Crisis Management (+28), Supply Chain Management (+21), Waste & Pollution (+31), Information Security (+14) e Privacy Protection (+16).
João Soito, analista de Gestão ESG da AXIA Energia e coordenador do projeto, explica que o incremento nas pontuações deveu-se ainda a um trabalho estruturado e criterioso, construído em conjunto com diversas áreas da companhia. “Fizemos análise crítica das pontuações anteriores e benchmark setorial nos critérios com maior potencial de melhoria, e tivemos sucesso nos pedidos de reavaliação, conseguido melhorar nossa pontuação final”, comenta Soito.
O Yearbook é reconhecido globalmente como selo de boas práticas ESG, validado pela S&P Global, autoridade internacional em dados financeiros, índices e avaliações ESG. Nesta edição, o anuário reúne 848 companhias, incluindo 28 brasileiras de diferentes setores, consolidando sua relevância global.
Relevância internacional e impacto para o mercado
Segundo Liana, a presença da AXIA fortalece sua imagem institucional, melhora a percepção de risco e amplia o acesso a financiamentos verdes, que dependem de comprovações robustas de desempenho socioambiental.
O incremento da pontuação no CSA, que também é base para o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), reforça o posicionamento competitivo da empresa no setor elétrico.
“Nossa performance é sustentada por processos sólidos e mensuráveis. Por isso, seguimos com melhorias na Política de Sustentabilidade, o Plano 2026–2027 e o aprimoramento de indicadores. Hoje estamos entre os 15%, amanhã entre os 10%, depois entre os 5%, com uma ambição pautada em transparência", celebra Liana.