Programa de Compliance

Programa de Compliance

Como funciona nosso Programa de Compliance

O Programa de Compliance reúne o conjunto de ações que ajudam a prevenir, identificar e corrigir irregularidades como fraudes, corrupção e condutas antiéticas.

 

Mais do que cumprir as leis anticorrupção, queremos fortalecer a cultura da integridade dentro e fora da empresa, envolvendo líderes, colaboradores, parceiros e fornecedores.

​​​​​​​

Nossos programa segue 3 pilares: prevenção, detecção e evolução.

Placeholder

Prevenção

  • 1 rocket_launch
    Engajamento da liderança Conselho de Administração e Diretoria Executiva lideram pelo exemplo e demonstram, no dia a dia, o compromisso com a ética e as boas práticas
  • 2 article
    Governança do programa A área de Compliance tem independência e autonomia, com orçamento próprio e estrutura blindada para garantir eficiência e imparcialidade.
Background desktop
3

Diretrizes normativas

Nosso programa segue políticas, normas e procedimentos claros. Tudo está estruturado em documentos que orientam ações e ajudam na conscientização dos colaboradores.

Código de Conduta

Esse é o nosso principal guia de comportamento. Ele define os princípios e as atitudes esperadas de todos os profissionais da Eletrobras em relação a todos os públicos. O documento amplia a abordagem de ética e integridade dentro da visão ESG, alinhando valores como pessoas, planeta, governança e prosperidade.

  • 4 warning
    Gerenciamento de riscos Temos processos estruturados para identificar, analisar e tratar riscos de integridade, tanto internos quanto externos.
  • 5 accessibility
    Cultura de integridade Investimos em ações de comunicação, treinamentos e iniciativas que reforçam a ética dentro e fora da empresa, com foco em profissionais, líderes e demais públicos.
  • 6 handshake
    Conformidade de terceiros Investimos em ações de comunicação, treinamentos e iniciativas que reforçam a ética dentro e fora da empresa, com foco em profissionais, líderes e demais públicos.
Background desktop
7

Detecção

Gestão de relatos, apurações e consequências

Canal de denúncias
Temos um canal independente e seguro, no qual qualquer pessoa pode relatar comportamentos suspeitos ou violações de forma anônima e sem medo de retaliação. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo total confidencialidade.​​​​​

Canal da Ouvidoria
​​​​​​​Oferecemos um espaço de diálogo aberto e confiável, no qual tratamos cada manifestação com ética, imparcialidade e confidencialidade. Nosso compromisso é promover transparência, acolher diferentes pontos de vista e contribuir para um ambiente mais justo, seguro e livre de discriminação.

Background desktop
8

Remediação de fragilidades

Quando identificamos falhas ou irregularidades, atuamos rápido com planos de ação para corrigir o problema e evitar que ele volte a acontecer.

Evolução

  • 9 lightbulb_2
    Inteligência de indicadores e ferramentas Usamos dados e ferramentas digitais para monitorar riscos e tendências, ajudando na tomada de decisões e no aperfeiçoamento constante do programa.
  • 10 language
    Monitoramento contínuo, revisão e atualização Revisamos nossos processos e relatórios periodicamente, mantendo o Programa de Compliance sempre atualizado e eficiente.