Por que ser um Agregador de Resposta da Demanda é estratégico para a AXIA Energia
11/02/2026 às 17:51 | Atualizado em 11/02/2026 às 14:53Nos últimos anos, o sistema elétrico brasileiro passou por uma transformação profunda. A expansão rápida de fontes de geração com alta variabilidade, como solar e eólica, tornou a operação do sistema mais complexa, especialmente nos momentos críticos a partir do final da tarde. Nos chamados horários de pico, o consumo sobe ao mesmo tempo que a geração solar cai, criando um gráfico conhecido no setor como “curva do pato”, que ilustra o desafio de equilibrar a oferta e a demanda de eletricidade.
Tradicionalmente, resolver esse descompasso significava acionar térmicas caras e poluentes. Mas hoje existe uma alternativa muito mais inteligente: a Resposta da Demanda ou, simplesmente “RD”.
Com o Programa Estrutural de Resposta da Demanda, o país passa a contar com consumidores dispostos a reduzir o consumo voluntariamente nos horários de pico em troca de remuneração em vez de depender apenas da geração termelétrica. Uma resposta rápida, eficiente e economicamente mais vantajosa para todos.
E é justamente para potencializar esses ganhos que existe o papel do Agregador de Resposta da Demanda, como a AXIA Energia.
O que faz um Agregador
Os Agregadores são empresas que reúnem diversos consumidores, de diferentes perfis e tamanhos, em ofertas únicas de redução de consumo para o ONS (Operador Nacional do Sistema).
Para o operador, as ofertas de RD agregando vários consumidores são como usinas capazes de ajudar o país a equilibrar oferta e demanda, mas com menor custo e intensidade de emissões do que as térmicas.
Agregadores como a AXIA também apoiam as empresas com informações e suporte na definição de preços, volumes e horários ideais para as ofertas, e operacionalizam a execução de ofertas e pagamentos.
Por que isso é estratégico para a AXIA Energia
Somos pioneiros no Brasil como Agregador representando clientes e, agora, como plataforma de Agregador RD. Mas os agregadores já são uma realidade em países como EUA, Alemanha e Austrália.
Conectamos inovação, sustentabilidade e valor direto para os nossos clientes e parceiros com a geração de novas receitas, redução de emissões, apoio à modicidade tarifária e, claro, segurança energética do país. Na primeira oferta, já entregamos 80 MW de redução na ponta, o equivalente ao desligamento de uma usina térmica inteira.
Até aqui, atendemos apenas grandes clientes. Mas 2026 marca o início de um novo capítulo.
A nova plataforma de Agregador de Resposta da Demanda AXIA Energia
Agora, consumidores podem participar do programa diretamente com a AXIA oferecendo reduções a partir de 1 MW -- abaixo do mínimo regulatório de 5 MW. Isso abre as portas para uma base muito mais ampla e diversificada de clientes, além de aumentar as oportunidades de ganhos para grandes clientes que conseguem fazer apenas algumas vezes ofertas de 5 MW ou mais sozinhos (sem agregador).
E mais: assim como no exterior, os Agregadores também poderão integrar no futuro outros recursos energéticos distribuídos (REDs), como baterias, carregadores e veículos elétricos.
É o começo de um ecossistema onde milhares de consumidores flexíveis e ativos poderão operar como uma usina virtual de forma coordenada para ajudar o sistema elétrico a ser mais limpo, flexível e eficiente.
Seguimos em direção a um modelo energético mais moderno e colaborativo. Acreditamos que ser Agregador, além de criar valor para os nossos clientes e ser uma nova linha de negócio, contribui ativamente como eixo transformador para o setor elétrico brasileiro.
Saiba mais em: Resposta da Demanda - AXIA Energia