Programa eleva a maturidade ESG dos fornecedores por meio de treinamentos, diagnósticos e planos de ação personalizados
29/01/2026 às 06:05 | Atualizado em 04/02/2026 às 11:54Em 2025, a AXIA Energia implementou um projeto inédito para fortalecer a integridade e a sustentabilidade, além de promover o alinhamento das práticas dos fornecedores aos valores corporativos e diretrizes ESG da companhia.
A iniciativa integra o Roadmap ESG da AXIA Energia e também responde às expectativas de acionistas e investidores, especialmente internacionais, quanto ao desenvolvimento socioambiental, de governança e integridade da cadeia de valor. Além disso, reforça o compromisso com a meta de treinar toda a cadeia de valor em integridade, ação alinhada ao Movimento Transparência 100% (Pacto Global – Rede Brasil).
O programa foi estruturado de forma integrada pelas áreas de Compliance, Gestão do Relacionamento com Fornecedores, Saúde e Segurança Operacional e de uma consultoria externa responsável pela ferramenta de monitoramento de integridade.
Etapas da Implementação
Foram selecionados 101 fornecedores para o projeto-piloto, que, para a fase inicial de adesão, incluiu ações de sensibilização como webinar e comunicações direcionadas. Desses, 73 aderiram à Comunidade Sustentável, preenchendo formulários sobre práticas ambientais, sociais, de governança e compras sustentáveis.
As respostas estão sendo analisadas para a elaboração conjunta de planos de ação personalizados, com metas e prazos monitorados ao longo do tempo.
“O projeto da AXIA Energia me deu a oportunidade de ver, dentro da minha realidade, onde posso melhorar, para atuar de maneira mais íntegra e sustentável. Às vezes nós, sendo microempreendedores, não temos essa visão, e o projeto me sinalizou onde tenho espaço para aprimorar práticas e evoluir, e vai poder me direcionar nessa evolução”, explica Adervan Batista, da North Service Engenharia e Comercio, fornecedor de manutenção de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação.
A Nota Final dos fornecedores considerou o pilar de maior fragilidade, garantindo evolução equilibrada. Durante o primeiro semestre de 2026, os planos de ação serão acordados e monitorados, com novos webinars previstos para reforçar o engajamento e a ampliação do programa para novos grupos de fornecedores .
"Vemos este projeto com entusiasmo porque é um daqueles que tem grande possibilidade de escala. Os benefícios para ambas as partes são claros e mostra a nossa capacidade de realmente catalisar mudanças. Cada vez mais, conseguimos ampliar previamente a visão sob os aspectos de integridade e socioambientais que temos sobre os terceiros com quem nos relacionamos, e agora também conseguimos ajudá-los a melhorar esses aspectos em suas operações", explica Thatiana Martins, diretora de Compliance da AXIA Energia.