Imagem de uma mulher executiva falando no celular

Programa de Compliance

Como funciona nosso Programa de Compliance

O Programa de Compliance reúne o conjunto de ações que ajudam a prevenir, identificar e corrigir irregularidades como fraudes, corrupção e condutas antiéticas.

 

Mais do que cumprir as leis anticorrupção, queremos fortalecer a cultura da integridade dentro e fora da empresa, envolvendo líderes, colaboradores, parceiros e fornecedores.

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Nossos programa segue 3 pilares: prevenção, detecção e evolução.

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Prevenção

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    Engajamento da liderança Conselho de Administração e Diretoria Executiva lideram pelo exemplo e demonstram, no dia a dia, o compromisso com a ética e as boas práticas
  • 2 article
    Governança do programa A área de Compliance tem independência e autonomia, com orçamento próprio e estrutura blindada para garantir eficiência e imparcialidade.
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Diretrizes normativas

Nosso programa segue políticas, normas e procedimentos claros. Tudo está estruturado em documentos que orientam ações e ajudam na conscientização dos colaboradores.

Código de Conduta

Esse é o nosso principal guia de comportamento. Ele define os princípios e as atitudes esperadas de todos os profissionais da Eletrobras em relação a todos os públicos. O documento amplia a abordagem de ética e integridade dentro da visão ESG, alinhando valores como pessoas, planeta, governança e prosperidade.

  • 4 warning_amber
    Gerenciamento de riscos Temos processos estruturados para identificar, analisar e tratar riscos de integridade, tanto internos quanto externos.
  • 5 accessibility
    Cultura de integridade Investimos em ações de comunicação, treinamentos e iniciativas que reforçam a ética dentro e fora da empresa, com foco em profissionais, líderes e demais públicos.
  • 6 sign_language
    Conformidade de terceiros Adotamos processos de diligência apropriadas para conhecimento dos terceiros com os quais pretendemos estabelecer ou manter relacionamentos, e de monitoramento das vulnerabilidades prioritárias.
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Detecção

Gestão de relatos, apurações e consequências

Canal da Ouvidoria
Oferecemos um espaço de diálogo aberto e confiável a todos os públicos, ouvindo ativamente e tratando suas solicitações, reclamações, sugestões e elogios, mantendo uma comunicação direta com o manifestante.

Canal de Denúncias
Temos um canal independente e seguro, no qual qualquer pessoa pode relatar comportamentos suspeitos ou violações ao Código de Conduta, normas internas ou à legislação vigente, de forma anônima, se assim preferir, e sem medo de retaliação. Funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo total confidencialidade.

Pessoa segurando um telefone

Relatórios de Manifestações e Denúncias

A publicação do conjunto de indicadores de Ouvidoria e Denúncias, alinhada com as nossas diretrizes corporativas e com as práticas de mercado, visa contribuir para o entendimento e o monitoramento das manifestações endereçadas à nossa empresa. Leia nossos Relatórios anuais de gestão.​

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Remediação de fragilidades

Quando identificamos falhas ou irregularidades, atuamos rápido com planos de ação para corrigir o problema e evitar que ele volte a acontecer.

Evolução

  • 9 lightbulb_2
    Inteligência de indicadores e ferramentas Usamos dados e ferramentas digitais para monitorar riscos e tendências, ajudando na tomada de decisões e no aperfeiçoamento constante do programa.
  • 10 language
    Monitoramento contínuo, revisão e atualização Revisamos nossos processos e relatórios periodicamente, mantendo o Programa de Compliance sempre atualizado e eficiente.