Saiba como a água é utilizada para gerar eletricidade, entenda a função da barragem e conheça os tipos de usinas hidrelétricas
19/08/2025 at 12:41 | Updated 19/08/2025 at 00:41Usinas hidrelétricas são empreendimentos que transformam a energia potencial gravitacional da água armazenada — proveniente de desníveis naturais ou artificiais — em energia elétrica, que depois poderá ser transmitida e distribuída para o consumidor final, nas indústrias, no agronegócio, nas residências e na iluminação pública.
São fontes de geração de energia considerada renovável — já que é produzida pela força das águas dos rios, que são reaproveitadas —, sustentável — pois não é muito poluente – e de custo relativamente baixo.
De acordo com o mais recente Balanço Energético Nacional, lançado em maio de 2025 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a fonte hidráulica foi responsável por 55,3% da geração de eletricidade no país no último ano, enquanto todas as outras fontes (eólica, solar, biomassa, gás natural e outras) geraram 44,7%.
“A hidroeletricidade é fonte de geração de energia com maior participação na matriz elétrica do Brasil e tem papel fundamental na manutenção do país como referência em geração de energia elétrica sustentável”, destacou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em documento de 2023.
Como é o funcionamento de uma hidrelétrica?
A usina hidrelétrica basicamente transforma a energia potencial gravitacional da água dos rios em energia mecânica e, por fim, em energia elétrica.
Mas como a energia da água pode ser transformada em energia elétrica? Isso só é possível graças aos dois principais elementos de uma usina: as turbinas e os geradores.
As turbinas hidráulicas são formadas por várias pás, ligadas a um eixo, que é ligado a um gerador.
A água desce, com muita pressão, passando por uma tubulação, até chegar à casa de força, onde ficam as turbinas e os geradores.
A força da água movimenta as pás das turbinas hidráulicas e converte a energia potencial em energia mecânica. Em seguida, o gerador realiza a conversão da energia mecânica em energia elétrica.
Essa energia é lançada em uma rede de transmissão e, depois, para as redes de distribuição, que a leva até o consumidor final.
[Sugestão: inserir infográfico ou vídeo ilustrando funcionamento das hidrelétricas]
O que é barragem na usina hidrelétrica?
A geração de energia hidrelétrica depende diretamente da quantidade de água disponível em um determinado período de tempo — ou seja, a vazão do rio — e também da altura de sua queda.
Quanto maior o volume de água em queda, maior o potencial de geração de eletricidade, já que essa força é a responsável por movimentar as turbinas na casa de força.
A vazão do rio depende de vários fatores, como as condições da bacia hidrográfica, o tipo do solo, sua inclinação, se há quedas naturais ou não, e a quantidade de chuva que alimenta o rio ao longo do ano (que é um fator sazonal).
A geração hidrelétrica pode ocorrer de três formas principais: pelo aproveitamento de desníveis naturais ao longo do rio, como cachoeiras; pelo desvio do leito em direção a áreas com maior declividade; ou pela construção de barragens que armazenam água e controlam a vazão com o uso de comportas.
Quais são as partes de uma usina hidrelétrica?
A maioria das usinas hidrelétricas são compostas pelas seguintes partes:
Barragem;
Sistemas de captação e adução de água;
Casa de Força, onde é gerada a energia;
Sistema de restituição de água ao leito natural do rio.
Quais são os tipos de hidrelétricas?
Existem quatro tipos de empreendimentos geradores de energia hidrelétrica: UHE (que pode ser concedida ou autorizada), PCH e CGH.
Quem faz essa classificação é a já citada Aneel, agência que recebe e analisa os pedidos de geração de energia elétrica no país, além de registrar e autorizar a concessão dos empreendimentos.
Entenda a diferença entre esses três tipos:
CGH, ou Central Geradora Hidrelétrica com capacidade de instalação reduzida: tem aproveitamento hidrelétrico com potência igual ou inferior a 5.000 kW.
PCH, ou Pequena Central Hidrelétrica: tem aproveitamento hidrelétrico com potência superior a 5.000 kW e igual ou inferior a 30.000 kW. Além disso, o reservatório deve ter uma área de até 13 Km², excluindo a calha do leito regular do rio.
Usina Hidrelétrica (UHE) Autorizada: tem aproveitamento de potencial hidráulico de 5.000 até 50.000 kW, sem características de PCH. Precisa de outorga de autorização.
UHE Concedida: tem aproveitamento hidrelétrico de potência instalada superior a 50.000 kW e requer outorga de concessão.
Exemplos de usinas hidrelétricas no Brasil
A primeira hidrelétrica de maior porte instalada no Brasil foi a Usina de Marmelos, em Juiz de Fora (MG), no final da década de 1880.
A usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), é a maior do Brasil.
A Eletrobras é a maior geradora de energia elétrica do país, com capacidade instalada de 44.191 MW em empreendimentos de geração, o que representa 22% dos instalados no Brasil.
A empresa, que é privada, possui, ao todo, 48 usinas hidrelétricas. Por exemplo:
Belo Monte (PA);
Tucuruí (PA);
Santo Antônio (RO);
Xingó (AL e SE);
Furnas (MG);
Sobradinho (BA e PE);
Funil (RJ), entre outras.
Quer saber mais sobre usinas hidrelétricas? Acesse nosso guia completo. [LINKAMOS PARA A PILLAR]